Fechar
  • Unidade Itaim
    (11) 3040-1100
  • Unidade Morumbi
    (11)3093-1100
  • Unidade Anália Franco
    (11) 3386-1100
  • Unidade Jabaquara
    (11) 5018-4000
  • Unidade São Caetano
    (11) 2777-1100

Notícias médicas


Confira as novidades que o São Luiz traz para você se manter sempre atualizado.

Terceira unidade: Unidade Anália Franco inicia as atividades

04/04/2008

O Hospital São Luiz abre sua terceira unidade, nesta segunda-feira, 3 de março, no bairro do Tatuapé. Com o nome de Anália Franco, é o maior hospital da rede em extensão (46 mil metros quadrados de área construída) e oferecerá serviços de hospital geral, maternidade, pronto-socorro e diagnósticos. É o primeiro hospital de alto padrão a se instalar na Zona Leste e vai gerar mais 4 mil empregos à região, 2 mil destes diretos.

Ao todo, serão 279 leitos, sendo 180 apartamentos, seis suítes na maternidade e uma no hospital, 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 37 leitos de UTI neonatal, oito leitos de UTI infantil e seis leitos de semi-intensiva neonatal. Os centros cirúrgico e obstétrico têm 27 salas, nove destinadas à maternidade. Além de reunir o que há de mais avançado em tecnologia hospitalar, a unidade vai atuar com equipes multidisciplinares e estará pronta para atender os mais complexos procedimentos clínicos, cirúrgicos e de diagnose.

Projeções para a Unidade Anália Franco

  • 8 mil partos/ano
  • 1,6 mil internações/mês
  • 1,3 mil cirurgias/mês
  • 20 mil atendimentos de emergência/mês (Pronto Socorro)
  • 20 mil atendimentos/mês no Centro de Diagnósticos

Sobre a rede de hospitais São Luiz
Inaugurado em 1938, como policlínica, o São Luiz é hoje uma rede de hospitais com 11 mil médicos credenciados, 4,5 mil funcionários e 803 leitos. Por mês, faz 2,8 mil internações e 2,1 mil cirurgias; atende 25 mil pacientes no pronto-socorro; realiza 49 mil exames no Centro de Diagnósticos. Por ano, a Maternidade faz 9 mil partos. A unidade Anália Franco dá continuidade ao modelo de expansão da organização.

Anália Franco (São Paulo 29/03/1853 - 20/01/1919), educadora e escritora, filha de Teresa Emília de Jesus e Antônio Mariano Franco Júnior, casou-se com Francisco Antônio Bastos em 1906. Estudou inicialmente em Resende. Em 1861, transferiu-se com a família para São Paulo e foi matriculada na escola dirigida pela mãe. Aos quinze anos se formou professora. No ano de 1876, Anália e sua mãe deram aulas em Guaratinguetá e, posteriormente, em Jacareí. Em 1877, volta à Capital e se forma normalista, em 1878, pela Escola Normal. Depois disso, Anália dedicou a vida a fundar abrigos para órfãos, asilos, colônias regeneradoras, creches e escolas maternais, adotando métodos próprios de educação e ensino. Em sua época, Anália colaborou ativamente para revistas feministas, como A Mensageira, A Família e O Eco das Damas. Em 1898, fundou sua própria revista, Álbum das Meninas, publicação literária dedicada às jovens brasileiras, onde escreveu a maior parte de seus contos e romances. Anália Franco morreu em 1919 de gripe espanhola.

Facebook Twitter DZone It! Digg It! StumbleUpon Technorati Del.icio.us NewsVine Reddit Blinklist Add diigo bookmark

Voltar Print

 

Curso Preparatório para Pais


Desde 1987, a Maternidade São Luiz oferece o Curso Preparatório para Pais voltado a turmas com número limitado de casais, em geral “pais de primeira viagem”. 

As aulas abordam questões relativas à gestação, nascimento e o bebê. O casal aprende como lidar com as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gestação e pós-parto, a dar banho no bebê, trocar fraldas, fazer o curativo do umbigo e técnicas de aleitamento desde o primeiro dia até o retorno ao trabalho, entre outras coisas. 

A participação dos papais nas aulas é muito importante, pois eles vão aprender juntos os sintomas do trabalho de parto, o que levar para a Maternidade, quando dar entrada na internação (documentos, pedido de internação, prescrição médica, carteirinha de convênio, enxoval da mamãe e do bebê), além da atenção que se deve ter com a criança.


Programação do curso:
  • Modificações gravídicas e desenvolvimento do bebê intraútero;
  • Cuidados especiais durante a gravidez;
  • Sinais e sintomas do trabalho de parto;
  • Tipos de parto e de anestesias;
  • Cuidados no pós-parto;
  • Características e necessidades do recém-nascido;
  • Banho, troca de fraldas, curativo do umbigo;
  • Amamentação.



Serviços


Carga horária: 9 horas


Horário: sábados, das 8h às 17h30


Público-alvo: mamães e papais, indicado a partir do 7º mês de gestação



Inscrições por telefone

Unidade Itaim: (11) 3040-1649, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Unidade Anália Franco: (11) 3386-1315, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Unidade São Caetano: (11) 2777-1100 (com Concierge), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


Locais dos cursos



Unidade Itaim: Avenida Santo Amaro, 714, Itaim Bibi, São Paulo, SP.

Unidade Anália Franco: Rua Francisco Marengo, 1.312, Tatuapé, São Paulo, SP.
Unidade São Caetano: Rua Walter Figueiras, s/n°, Cerâmica, São Caetano do Sul, SP.




Atenção: o custo do curso não é coberto por nenhum convênio. As aulas incluem o uso de apostilas e recursos audiovisuais.