Fechar
  • Unidade Itaim
    (11) 3040-1100
  • Unidade Morumbi
    (11)3093-1100
  • Unidade Anália Franco
    (11) 3386-1100
  • Unidade Jabaquara
    (11) 5018-4000
  • Unidade São Caetano
    (11) 2777-1100

Notícias médicas


Confira as novidades que o São Luiz traz para você se manter sempre atualizado.

Maternidade: Nascimento transmitido via internet

16/04/2010

Maternidade: Nascimento transmitido via internet

As emoções do nascimento podem ser compartilhadas pela internet, em qualquer parte do mundo, com o serviço que o Hospital e Maternidade São Luiz lançou em 9 de abril, inicialmente apenas na unidade Itaim. Pioneira no País, a transmissão possibilita que as famílias tenham acesso virtual a imagens do parto em tempo real. No evento inaugural promovido pela unidade, convidados e jornalistas vivenciaram a transmissão de dois partos, bem como acompanharam a emoção à distância de parentes em Piracicaba (SP), Barcelona (Espanha), Toronto (Canadá) e Londres (Inglaterra).

“A vivência no centro obstétrico revelou que um percentual significativo de mães tem seus filhos sem a presença dos pais, por conta de distância, da profissão ou porque simplesmente a família não chega a tempo de ver a cirurgia”, explica a coordenadora clínica da Maternidade da unidade Itaim, Márcia Maria da Costa. “Há também os parentes que  não teriam acesso a este momento. Pensando nisso, adaptamos uma tecnologia acessível a uma situação específica e conseguimos desenvolver um produto disponível para 100% das pessoas atendidas aqui”.

O serviço é gratuito e a opção de tê-lo será informada através da assinatura de um “Termo de Adesão” no ato da internação. O conteúdo da filmagem é confidencial e o acesso às imagens é feito por meio de uma senha, entregue ao pai ou responsável no momento da internação. Ele ficará responsável por distribuir o código aos familiares e amigos. Os pacientes também poderão optar por não ter o parto transmitido.

A captação das cenas é feita de maneira que, momentos após o nascimento, apareça apenas o rosto da mãe, o de seu acompanhante, além do rosto do bebê. Em momento algum serão transmitidas imagens do parto ou o áudio do centro obstétrico será captado.

Para os acompanhantes que estiverem nas instalações do hospital, haverá a possibilidade de assistir à transmissão através de notebook próprio, com a aquisição do Cartão Vex para acesso à internet, no Espaço Viver (2° andar da Maternidade), ou então poderão ser locados notebooks com valores acessíveis, por período de 3 horas, diretamente com a Publivídeo, desenvolvedora e parceira da rede há 17 anos.

Choro em banda larga

Para a transmissão do parto via web, utiliza-se a tecnologia streaming, que torna mais leve e rápido o arquivo, permitindo escutá-lo e visualizá-lo enquanto se faz o download. “Apesar de não ser um recurso novo, pesquisamos por dois anos e com muita cautela a maneira como esta transmissão seria repassada aos pais, de maneira segura”, explica o engenheiro Paulo Gomes, da Publivídeo, desenvolvedora e parceira da rede São Luiz há 17 anos.

Uma câmera instalada no centro obstétrico capta as imagens enquanto é controlada remotamente por um técnico, posicionado em uma cabine anexa à sala de cirurgia. Toda a movimentação se dá por joystick e o equipamento só é ligado depois que a parturiente está sedada. “O objetivo é compartilhar a emoção da chegada do bebê com parentes e amigos. Por isso, o enquadramento fica restrito ao rosto dos pais e do bebê”, enfatiza Gomes.

 

Clique aqui para acessar a página da transmissão

Facebook Twitter DZone It! Digg It! StumbleUpon Technorati Del.icio.us NewsVine Reddit Blinklist Add diigo bookmark

Voltar Print

 

Curso Preparatório para Pais


Desde 1987, a Maternidade São Luiz oferece o Curso Preparatório para Pais voltado a turmas com número limitado de casais, em geral “pais de primeira viagem”. 

As aulas abordam questões relativas à gestação, nascimento e o bebê. O casal aprende como lidar com as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gestação e pós-parto, a dar banho no bebê, trocar fraldas, fazer o curativo do umbigo e técnicas de aleitamento desde o primeiro dia até o retorno ao trabalho, entre outras coisas. 

A participação dos papais nas aulas é muito importante, pois eles vão aprender juntos os sintomas do trabalho de parto, o que levar para a Maternidade, quando dar entrada na internação (documentos, pedido de internação, prescrição médica, carteirinha de convênio, enxoval da mamãe e do bebê), além da atenção que se deve ter com a criança.


Programação do curso:
  • Modificações gravídicas e desenvolvimento do bebê intraútero;
  • Cuidados especiais durante a gravidez;
  • Sinais e sintomas do trabalho de parto;
  • Tipos de parto e de anestesias;
  • Cuidados no pós-parto;
  • Características e necessidades do recém-nascido;
  • Banho, troca de fraldas, curativo do umbigo;
  • Amamentação.



Serviços


Carga horária: 9 horas


Horário: sábados, das 8h às 17h30


Público-alvo: mamães e papais, indicado a partir do 7º mês de gestação



Inscrições por telefone

Unidade Itaim: (11) 3040-1649, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Unidade Anália Franco: (11) 3386-1315, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Unidade São Caetano: (11) 2777-1100 (com Concierge), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


Locais dos cursos



Unidade Itaim: Avenida Santo Amaro, 714, Itaim Bibi, São Paulo, SP.

Unidade Anália Franco: Rua Francisco Marengo, 1.312, Tatuapé, São Paulo, SP.
Unidade São Caetano: Rua Walter Figueiras, s/n°, Cerâmica, São Caetano do Sul, SP.




Atenção: o custo do curso não é coberto por nenhum convênio. As aulas incluem o uso de apostilas e recursos audiovisuais.