Fechar
  • Unidade Itaim
    (11) 3040-1100
  • Unidade Morumbi
    (11)3093-1100
  • Unidade Anália Franco
    (11) 3386-1100
  • Unidade Jabaquara
    (11) 5018-4000
  • Unidade São Caetano
    (11) 2777-1100

Projeto Parto Adequado


O Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Itaim, integra a equipe de hospitais que participa do Projeto Parto Adequado, uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI). 


O projeto, apoiado pelo Ministério da Saúde, tem objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar.


O projeto prevê a elaboração de um modelo assistencial baseado na metodologia desenvolvida pelo IHI, que será testado e validado junto aos hospitais participantes.


Participantes

Hospitais que prestam serviços de atenção ao parto e nascimento na saúde suplementar e/ou na saúde pública;
Operadoras de planos de saúde com hospitais da rede própria ou por meio de apoio à rede credenciada;
Gestantes, que poderão buscar atendimento em um dos hospitais participantes do projeto.


A taxa de partos normais entre os hospitais participantes do Projeto Parto Adequado tem se mantido em ascensão, demonstrando que as mudanças estabelecidas após um ano de implantação da iniciativa são sustentáveis.



Importância do Partograma e Cartão da Gestante


O Partograma é o método gráfico utilizado para monitorização clínica do trabalho de parto. É um documento onde são feitas as anotações do desenvolvimento do trabalho de parto, das condições maternas e fetais, devendo conter as informações indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo parte integrante do Prontuário Médico da parturiente. 


Já o Cartão da Gestante é um instrumento de registro das consultas de pré-natal, contendo os principais dados de acompanhamento da gestação, incluindo exames, imunização, uso de suplementos, documento este que deve ser apresentado na admissão da maternidade.


Campanhas


Uma das campanhas idealizadas pelo Projeto Parto Adequado reforça a preocupação quanto à realização de cesáreas desnecessárias e busca sensibilizar gestantes e profissionais de saúde para que evitem o parto agendado, principalmente em épocas em que, devido às férias, festas de fim de ano, carnaval e outros feriados, é notório o incremento no número de partos cirúrgicos, levando à prematuridade dos bebês.