Fechar
  • Unidade Itaim
    (11) 3040-1100
  • Unidade Morumbi
    (11)3093-1100
  • Unidade Anália Franco
    (11) 3386-1100
  • Unidade Jabaquara
    (11) 5018-4000
  • Unidade São Caetano
    (11) 2777-1100

Notícias

Centro de Estudos: São Luiz Anália Franco inaugura ciclo de palestras gratuitas

08/04/2010

Sob o título Encontro com sua saúde, em 24 de fevereiro, a unidade Anália Franco do Hospital São Luiz iniciou o programa de 2010 de palestras gratuitas para a comunidade. A programação completa traz encontros mensais ao longo ddo ano, com temas que abordam diferentes especialidades médicas e se relacionam com aspectos da vida moderna, como nutrição, diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros.

Criado no ano passado, o ciclo de palestras tem como objetivo “fornecer informações à população sobre prevenção, detecção e tratamento de doenças, e contribuir para uma vida mais saudável”, enfatiza Luiz Cervone, diretor médico da unidade. A iniciativa prevê no longo prazo contribuir para hábitos que garantam longevidade e qualidade de vida.

Palestra inaugural

O primeiro encontro foi com o especialista em Ginecologia e chefe do setor de Saúde e Medicina Sexual da Faculdade de Medicina do ABC, Eliano Pellini, sob o tema "Gravidez, Sexualidade e Beleza", abordandom questões relacionadas à saúde e a comportamento.  “Alguns casais conseguem equilibrar a vida sexual durante e depois da gravidez. Outros, ao contrário, enfrentam problemas nesse período. Existem diferentes aspectos que envolvem essa fase, sejam biológicos ou culturais, e é importante trazer conhecimento para que as pessoas entendam melhor esses mecanismos”, enfatiza o especialista.

Pellini desenvolveu o tema gravidez em dois extremos: o início precoce da atividade sexual e a inserção cada vez maior da mulher no mundo do trabalho. De um lado, o aumento contínuo do número de adolescentes grávidas, como aponta relatório da Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ). De outro, o adiamento da maternidade para depois dos 40, que aumentou em 51% a proporção de mães nessa faixa etária em relação ao total de partos nos últimos 10 anos, segundo o IBGE. “Trata-se de um novo contexto, muito diferente daquele que nossos pais e avós vivenciaram e que deve ser analisado sob uma nova ótica”, afirma.

Na relação entre beleza e gestação, o especialista afirma que as dúvidas são ainda maiores. “Algumas mulheres têm medo de perder seu corpo para a gravidez. Outras se comparam a atrizes ou celebridades que exibem corpos exuberantes logo após o nascimento dos filhos, sem se dar conta de que pode haver uma super produção dessa imagem”, ressalta.


SERVIÇO
Encontro com sua Saúde
Gratuita
Datas | Últimas quartas-feiras do mês
Horário | 19 horas
Endereço | Rua Francisco Marengo, 1.312, Tatuapé
Inscrições gratuitas e informações | 11. 3386-1584

O próximo encontro será em 31/03/2010.

Facebook Twitter DZone It! Digg It! StumbleUpon Technorati Del.icio.us NewsVine Reddit Blinklist Add diigo bookmark

Voltar Print

Páginas relacionadas